top of page

blog

  • Foto do escritorJose Edmar Gomes

Toninho de Souza doa obra para nova sede da Artise


Toninho de Souza - Artise

O consagrado artista plástico baiano/brasiliense, Toninho de Souza, entronizou, no último sábado, 12 de dezembro, no novo espaço cultural da Associação Artise de Arte, Cultura e Acessibilidade – Artise - uma de suas reconhecidas obras de arte, intitulada Música Brasileira, com dimensão de 100 X 80 cm.


A obra retrata uma mulher apreciando a música percutida ao violão, sob o tradicional “mosaico” de imagens de araras, tucanos e melancias, que caracterizam as obras do artista, e se materializam no Melantucanarismo, linguagem desenvolvida por Toninho, a partir da decodificação das imagens da melancia, do tucano e da arara, em quadros, montagens e intervenções urbanas.


A arte de Toninho de Souza já alcançou projeção nacional e internacional, consagrando as cores e formas brasileiríssimas do Melantucanarismo, pelo mundo a fora, tendo chegado até a galerias de Nova Iorque.

Toninho de Souza revela que a obra doada ao novo espaço cultural foi produzida em 2006, tem valor de mercado de cerca de R$ 80 mil e presta homenagem aos músicos de Sobradinho que, ao lado de pintores, escultores, artesãos, cineastas, atores e clows, fazem girar a roda da cultura, fazendo de Sobradinho uma importante referência nas várias modalidades artísticas.

Toninho de Souza e Alex Paz - Artise

Alex Paz, presidente de honra da Artise, afirma que a obra de Toninho, além de enobrecer o novo espaço cultural, de fato, valoriza as centenas de artistas filiados à entidade que, agora, podem contar com um espaço adequado para reuniões e encontros, recentemente inaugurado na Quadra 13, em frente ao Centro Interescolar de Línguas (CIL).

A obra de Toninho vem ampliar o acervo da nova sede da Artise, que já conta com obras de Tom Mello, outro reconhecido artista plástico de Sobradinho. Segundo o presidente da entidade, a intenção é franquear o espaço para exposições, discussões e lançamentos artísticos.

Toninho de Souza informa que, apesar da pandemia, não parou sua produção artística e tem concebido esculturas para centros comerciais e residenciais, como é o caso do LIV-703 e do Centro Clínico Samambaia Sul, assim como gravuras, pinturas e livros sobre sua arte. Os interessados podem visitar sua galeria virtual no endereço www.toninhodesouza.com ou contatá-lo pelo celular 61 99343 1355.



DESTAQUES

POST RECENTES

ARQUIVO

TAGS

SIGA-NOS

  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • YouTube
bottom of page