top of page

blog

  • Leonardo Resende

52º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro


Glória Teixeira - Artise

Glória Teixeira e grande elenco do documentário honroso Dulcina faz uma paráfrase em boa tonalidade antes da exibição de seu longa-metragem: “Eu coleciono emoções”. Algo dito por Dulcina de Moraes durante toda sua vida e visto dentro do lindíssimo filme que honra a vida da atriz.


Antes dessa exibição, Fabíola de Andrade, exibiu o poderoso Encanto Feminino, resultado da disciplina “Etnologia visual da imagem do negro no cinema”, realizado na Universidade de Brasília (UnB).


Ambos participantes da Mostra Brasília BRB de Cinema. Na Mostra Competitiva, Parabéns a Você, de Andréia Kaláboa inaugurou a quarta noite da competitiva pra o festival.


Entretanto, mesmo sendo de mostras distintas, todas as obras citadas aqui possuem um traço em comum. Uma característica que, felizmente, tem aumentado em todas as instâncias do cinema (seja ele internacional, comercial, independente e nacional). O Festivais tem sido um dos pontapés iniciais para essa possibilidade e todos os filmes participantes desta edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro mostraram como o olhar feminino é um poderio essencial para o desenvolvimento de narrativa destes filmes.


Ode à grande Dulcina de Moraes


Com Dulcina, Glória Teixeira deixou toda sua empatia pela temática explícita em tela. Um dos materiais mais generosos, bem construídos e repleto de respeito pela grande atriz brasileira. Com depoimentos que fundamentam o tom do filme, que inclui nomes como Nicette Bruno, Fernanda Montenegro, Ruth de Souza, entre outros grande nomes.


Teixeira conseguiu, intercalando momentos encenados da vida da atriz, delinear muito bem a grande personalidade de Dulcina de Moraes e sua influência para o teatro brasileiro. Ao mesmo tempo, demonstra a importância da Faculdade Dulcina de Moraes – que passa por um momento delicado – para o crescimento cultural do Distrito Federal.


DESTAQUES

POST RECENTES

ARQUIVO

TAGS

SIGA-NOS

  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • YouTube
bottom of page