blog

  • José Edmar Gomes

NENEL VIDA E BARRACÃO

Samba e poesia em noite inspirada

Samba de alta qualidade, proporcionado por Neneo Vida e o grupo Barracão do Samba de Sobradinho, marcou a noite de 4 de maio, na Chácara Mar Vermelho, onde foi gravado um espetáculo, cheio de sensibilidade e poesia, a partir de pérolas do repertório de compositores do naipe de João Nogueira, Paulo César Pinheiro e Cartola.


O show dos bambas irá ao ar pelo canal da Artise (https://youtube.com/c/Artise), no sábado, 8 de maio, e é mais uma atração musical de qualidade que o Projeto ARTE NA PRAÇA digital oferece ao público semanalmente, a partir das 20h, além das oficinas culturais que começam às 18h.


Neneo afirmou, após a apresentação, que a experiência de gravar o show foi “agradabilíssima” e louvou a “oportunidade” que a ARTISE vem oferecendo aos músicos locais, no momento de dificuldade imposto pela pandemia.


“Os músicos estavam esquecidos e a iniciativa da associação nos tira da ociosidade e nos permite levar cultura e alegria aos lares. Tudo isso é muito positivo”, observa o sambista que tem público cativo no DF.


Para Neneo, o “samba é vida. É nossa música original”, legada por baluartes, como João Nogueira, Paulo César Pinheiro, Cartola e Noel, “que extraem finíssima poesia do cotidiano do povo, juntando o divino com o sagrado”.


Ele diz se sentir muito feliz ao notar que o brasileiro e Brasília amam o samba e que a ARTISE também ama o samba, apoiando os sambistas locais.


Jacson da Silva Lobato, que criou o Barracão do Samba de Sobradinho, há sete anos, diz que o grupo integrou novos elementos, mas sempre mantendo a qualidade musical.


“Durante a pandemia, o Barracão ficou em casa, focado nos ensaios e no aprimoramento musical, daí é que vem uma apresentação de qualidade, como esta”, declara o líder, referindo-se ao primeiro trabalho virtual do grupo, durante a pandemia.


Ele ressalta, também, o projeto Batucada de Segunda-feira, que o Barracão vem apresentando ao vivo, no Praêro Bar, da Quadra 15, a partir das 18h.


O Barracão do Samba, apesar da nova formação, é composto por sambistas experientes, que têm mostrado muita competência em suas apresentações.


O grupo foi fundado, em 11 de novembro de 2017, com objetivo de reunir amantes do samba de raiz e do partido alto.


Os bambas que, atualmente, integram o Barracão são: Neneo Vida (cavaco e voz), Daniel (surdo), Guilherme (pandeiro), Thiago Fonseca (violão) e Jackson(tantan).

DESTAQUES