blog

  • José Edmar Gomes

ARTE NA PRAÇA III Projeto inicia atividades nas escolas


Jéssica Lorrane e a professora Aline dos Santos Nascimento Oliveira mostram a camiseta com o sinal i Love you

As atividades da Parceria entre o Projeto Arte na Praça, em execução pela Associação Artise de Arte, Cultura e Acessibilidade (Artise) e as escolas públicas de Sobradinho tiveram início, no último dia 28 de fevereiro de 2020, quando o artista plástico Tom Mello ministrou técnicas de pintura e impressão em tecido, para uma turma belingue, multisseriada, de EJA (Educação de Jovens e Adultos), do Centro de Ensino Médio 01 (CEM 01).

A turma compõe-se de alunos surdos, dentre eles, uma aluna surda-cega, o que, no entanto, não impediu que a técnica fosse absorvida e os alunos abrissem um enorme sorriso quando viam o resultado do seu trabalho estampado nas camisetas.

A técnica empregada por Tom Mello, foi a “Monotipia”, que reutiliza a chapa de raio X, que seria descartada no lixo; “mas é um importante elemento de apoio das imagens que irão ser impressas nas camisetas”, explica Tom.

Tom Mello - Artise

O professor Tom Mello, em atividades com os alunos

Mente e corpo - A professora Aline dos Santos Nascimento Oliveira, intérprete de libras, explica que o dia foi diferente e interessante, já que o Projeto oferece oficinas ricas em oportunidades que parecem que vieram ao encontro das necessidades dos alunos.