Confira o ranking das melhores faculdades do Brasil.

Confira o ranking das melhores faculdades do Brasil.

7 Mar 2019

Você já deve ter percebido que não é fácil descobrir como escolher uma faculdade em meio a tantas opções. 

Pensando nisso, listamos algumas das principais faculdades do país, fazendo um paralelo entre os cursos ofertados e a reputação delas junto ao MEC e o site Reclame AQUI! 

 

Confira a lista por ordem crescente do melhor índice: 

 

1 ° lugar - FACULDADE FAEL - ÓTIMO 

 

Respondeu 100% das reclamações e resolveu 84,8% dos problemas

De todos que reclamaram, 66,4% voltariam a fazer negócio com a faculdade e deram uma nota média de 7.07 para o atendimento recebido. 

 

2° lugar - Uniasselvi - BOM 

Respondeu 99,9% das reclamações e resolveu 77,5% dos problemas. 

De todos que reclamaram, 52,1% voltariam a fazer negócio com ela e deram uma nota média de 6.07 para o atendimento recebido. 

 

3° lugar – Universidade Metodista - RUIM 

 

Respondeu 55,4% das reclamações e resolveu 77,1% dos problemas 

 

De todos que reclamaram, 45,7% voltariam a fazer negócio com ela e deram uma nota média de 5.06 para o atendimento recebido. 

 

4° lugar - UNIP - RUIM 

 

Respondeu 99,9% das reclamações e resolveu 54,1% dos problemas 

De todos que reclamaram, 41,0% voltariam a fazer negócio com a faculdade e deram uma nota média de 3.93 para o atendimento recebido 
 

5 ° lugar – Universidade Católica de Brasília - NÃO RECOMENDADA 

 

Respondeu 83,3% das reclamações e resolveu 62,5% dos problemas 

De todos que reclamaram, 25,0% voltariam a fazer negócio com a faculdade e deram uma nota média de 2.88 para o atendimento recebido. 

 

6° lugar – Anhanguera - NÃO RECOMENDADA

 

Respondeu 12,5% das reclamações e resolveu 33,8% dos problemas. 

De todos que reclamaram, 17,3% voltariam a fazer negócio com a faculdade e deram uma nota média de 1.88 para o atendimento recebido. 

 

As faculdades abaixo não possuem índice pelo baixo número de reclamações e/ou por não estarem em todas as regiões do Brasil. Ainda assim possuem números que podem auxiliá-los na busca por uma faculdade em Sobradinho-DF. São elas: 

 

UniLASALLE - SEM ÍNDICE 

Respondeu 66,7% das 9 reclamações, resolveu 3 de 6 dos problemas apresentados. 
 

Centro universitário Projeção - SEM ÍNDICE 

Respondeu 62,1% das 36 reclamações, resolveu 11 de 18 dos problemas apresentados. 

 

Analisando os dados do site reclame AQUI a reputação das principais faculdades há uma grande variação entre a reputação de Ótimo a até Não Recomendada. 
Destacamos aqui a FACULDADE FAEL que já aponta entre as melhores segundo os índices de qualidade junto ao MEC e na pesquisa sobre reputação e atendimento, figura em primeiro lugar. 

Verificar o retorno das reclamações pode apontar a preocupação da instituição em não só oferecer bons serviços, mas principalmente a manutenção deles durante o período da qualificação. 

 

Além da nossa pesquisa, sugerimos que os candidatos, selecionem a faculdade de acordo com o seu perfil. Por isso, reiteramos a sugestão de pesquisar outros quesitos como:   

 

1. Onde fica e o que a infraestrutura oferece? 

Se você deseja fazer um curso presencial ou EAD, a primeira dica é filtrar pela localização. Olhe com mais atenção aquelas que ficam próximas à sua casa, ao seu trabalho ou no caminho entre eles. É importante verificar a qualidade dos laboratórios, a biblioteca e os locais onde são realizadas as atividades. 

 

2. O que os alunos acham? 

Já listamos algumas faculdades para você. Mas será que os alunos que já estão lá estão satisfeitos? Não custa dar uma pesquisada sobre o que as pessoas estão falando a respeito da Faculdade, o facebook pode ser uma grande ferramenta de busca. 

 

3. O que o mercado de trabalho acha? 

Com pessoal cada vez melhor qualificado, aumenta a concorrência no mercado de trabalho. Por isso, é importante verificar a empregabilidade dos profissionais formados pela faculdade que você pretende cursar. 

Procure saber se a instituição tem algum programa de inclusão de alunos no mercado de trabalho e/ou se promove eventos em parceria com empresas para apresentar a faculdade e seus alunos, a fim de estreitar relacionamento e construir networking.    

 

4. Como é a reputação acadêmica da faculdade? 

Tanto para os cursos presenciais quanto para EAD, é importante observar os indicadores que comprovam a qualidade da escola, sua reputação e se ela é uma instituição reconhecida pelo mercado empregador. 

O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), elabora indicadores oficiais de qualidade do ensino superior no Brasil. Além o IGC utilizado nesta pesquisa, tem também o Conceito Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), que avalia as notas das pessoas de uma determinada faculdade que se graduaram em um determinado curso para verificar seu rendimento em relação ao conteúdo que a instituição se propôs a oferecer. 

Ou seja, o indicador mostra os cursos que formam profissionais melhores preparados. A classificação do Conceito Enade mais recentemente divulgada é de 2017. Quase todas as faculdades listadas acima estão entre as instituições com notas acima de 3, figurando entre as melhores do País. 

 

5. O que eu preciso para entrar? 

Observe bem as políticas de valores das mensalidades. Atualmente, muitas delas ofertam vestibular ou matrícula grátis, mas não são claras quanto as mensalidades, principalmente após o primeiro semestre. Pesquise bem antes da escolha. Uma boa comparação é verificar o valor do semestre e não somente o valor das mensalidades. 

 

Fonte:  Fernando Fidelis

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Destaques